Terceirização
A terceirização de frota vem mostrando-se uma excelente opção para as empresas atenderem as suas necessidades de deslocamento e transporte. Cada vez mais, as empresas focam toda a sua energia e capital na sua atividade fim, seja ela indústria, comércio ou serviço. Além dos benefícios operacionais e de tempo, temos uma série de benefícios econômicos, os quais seguem abaixo.
Custo do capital
Uma empresa ao adquirir uma frota terá um desencaixe de recursos, que significarão custos com financiamento ou capital próprio que poderiam ser alocados no mercado financeiro ou em atividades produtivas. Terceirizando, o empreendedor realiza aplicações de recursos de forma mais adequada ao seu negócio, pelo fato de que imobilizações são mais difíceis de serem transformadas rapidamente em dinheiro, caso seja necessário.
Emplacamento e licenciamento
Seja qual for o modo que uma empresa adquire sua frota, a mesma estará sujeita aos custos de emplacamento e licenciamento dos veículos. Valores que na grande maioria das vezes passam desapercebidamente dos centros de custos. Para emplacar e licenciar um veículo, necessita-se um despachante para efetuar os serviços de pagamento de guias como IPVA, DPVAT (seguro obrigatório), custo de placas, cópias autenticadas dos documentos para rodagem e o próprio serviço do mesmo. Além disso, a empresa terá que estabelecer meios de controlar estes processos. Na terceirização de frota, todos esses serviços como taxas e gastos, estão contidos na mensalidade do veículo terceirizado, isentando a empresa de qualquer responsabilidade e controle.
Seguros
A contratação trazida com a garantia de um seguro para uma empresa é inevitável, pois o volume de acidentes e roubos de veículos aumentam a cada dia que passa. Para contratar e administrar o seguro de uma frota, necessita-se tempo de executivos e recursos. Em caso de sinistro de veículos, a empresa para ser ressarcida, tem que preencher relatórios, apresentar ocorrência, documentação do veículo, CNH do condutor, etc. Isto em casos normais. No caso envolvendo terceiros, é necessário o preenchimento de outro relatório e mais documentos, e nem sempre a companhia seguradora indeniza o terceiro, pois em casos que o acidente não mostra claramente o segurado como culpado, o terceiro terá que buscar os direitos na justiça e tão somente, após uma sentença irrecorrível, a seguradora irá se pronunciar, obrigando o segurado a defender-se e nomear um advogado. Todo este processo é demorado e deve sempre ser acompanhado de um funcionário. Hoje os custos de seguro estão elevadíssimos, além disso, as seguradoras dificilmente fornecem coberturas isentas de franquias e quando as fazem, os custos praticados são exorbitantes, isso acontece quando o cliente tem uma participação nos danos (franquia). Na locação de veículos a empresa não tem o menor desgaste com a seguradora e as partes envolvidas no sinistro.
Depreciação
Hoje existem dois tipos de depreciação, contábil e comercial. A depreciação contábil é avaliada pela vida útil do bem e é depreciado conforme manual da legislação vigente e a depreciação comercial é a diferença do valor de compra pelo valor de venda imposto pelo mercado. Na locação não existe depreciação e a empresa esta sempre com veículos novos e em perfeitas condições de uso.
Manutenção
Um veículo para ter um bom desenvolvimento, deve manter as suas revisões preventivas de acordo com o fabricante, além das manutenções preventivas existem as manutenções corretivas, decorrentes de batidas, quebras, panes, desgaste, pneus, etc. Além dos custos das revisões, a empresa precisa designar um funcionário para encaminhar os serviços (orçamento, compra de peças, escolha da melhor oficina, acompanhamento do serviço, etc.) As franquias hoje exercidas pelas companhias seguradoras são de valores significativos que na maioria das vezes é maior que as avarias do dia a dia, obrigando a empresa arcar com as despesas. No caso da locação o cliente está isento da manutenção, a mesma é feita pela locadora em oficinas autorizadas ou em suas oficinas, além disso, quando o veículo é entregue para manutenção e o prazo de reparo supere as 24H, o locatário recebe outro veículo igual ou similar até que o original do contrato retorne da manutenção.
Depreciação dos acessórios
A depreciação de acessórios é integral, pois ao revender o veículo, os mesmos não influenciam no valor da venda do mesmo. Estes acessórios (rádio, tapetes, película, protetor de cárter, antena, etc.) possuem um custo na aquisição do veículo e muitas vezes não são considerados. Na locação, o veículo já é entregue com todos estes acessórios, sem custo extra.
Benefícios fiscais
A tributação no Brasil é um problema para as empresas, pois as mesmas são obrigadas a pagar uma série de impostos. Ao adquirir uma frota por capital próprio, significa aumento de patrimônio, o qual incide o imposto de renda. Na locação, além de você não pagar imposto sobre o imobilizado, a empresa lança como despesa as mensalidades da locação, reduzindo a carga tributária. Estes valores são bem representativos ao decorrer do tempo.
Compra e venda
Hoje para comprar uma frota de veículos, necessita-se de um bom conhecimento e estudo do mercado, caso contrário, pode o empresário fazer um mau negócio causando prejuízo para sua empresa. Mas é na revenda que está a maior perda por parte das empresas, quando os veículos são vendidos para lojistas tem-se uma maior agilidade na entrada de recursos para aquisição de uma nova frota, porém a desvalorização é maior, pois os compradores terão que repassá-los a preços de mercado, e se optarem por uma venda independente terão um tempo sem o veículo, o qual gira em torno de 60 dias. O que corresponde da data da sua retirada da frota até a sua venda, além de custos com anúncios e preparação do carro para venda.
Aproveitamento
Raramente as empresas medem o aproveitamento de seus veículos. Num prazo de 12 meses, um veículo passa em média 12 dias parado somente com as revisões preventivas, sem considerar as revisões corretivas decorrente de quebras e acidentes. Algumas empresas solucionam este problema, com locações esporádicas de veículos, outras, com compra de veículo reserva e outras simplesmente interrompem a atividade momentaneamente, o que acarreta uma perda de produtividade e receita. Na locação de veículos o aproveitamento é 100%, pois quando um veículo requer reparos preventivos ou corretivos, é entregue outro veículo igual ou similar até que o original retorne de sua manutenção.
Benefícios adicionais
Facilidade e Agilidade no Dimensionamento da Mesma: Este talvez seja o maior benefício da frota locada, a mesma pode ser aumentada, reduzida, remanejada e substituída de acordo com a necessidade do cliente. Renovação: Na locação os veículos são facilmente renovados e substituídos. Redução de Controles, Redução de Pessoal e Economia de Tempo: Com locação a empresa não precisa de controles, apenas uma pessoa para contato com a locadora. Melhor Eficiência na Projeção de custos: Na locação o custo é certo e único somente a mensalidade, na frota própria seria a soma de uma série de fatores. Upgrade Estético da Empresa: Veículos iguais e padronizados.